segunda-feira, 15 de julho de 2013

- Hexágono - Como fazer um.

Aprendi a fazer um hexágono,
e acredito que isto possa interessar
a muitas senhoras que gostam
de fazer os hexágonos de tecido,
para os quais é necessário um molde de papel ou cartão.

Desta forma, vamos para as fotos e explicações.
Algumas considerações:
Descobri, por exemplo,
que se você quiser fazer um hexágono cujo cada lado meça 5 cm,
 terá que iniciar fazendo um quadrado de 10 cm,e assim sucessivamente.
Se  quiser um hexágono com 3 cm de lado em cada face, terá que fazer um quadrado de 6m.

 Assim, no meu exemplo fiz um quadrado com 10 cm de lado,
 para obter um hexágono, cujo cada lado medirá 5 cm.
Faça o quadrado e depois divida-o ao meio  tanto na vertical como na horizontal
E em seguida,  ainda divida na transversal, como se observa na foto, obtendo dois triângulos.

 Primeira etapa...realizada.
Utilizei cartão de uma caixa de absorventes..Temos que reciclar.


Em seguida, com um compasso, apoiando a parte afiada no centro do quadrado e com a parte do grafite na parede lateral do quadrado ( veja foto - ponto  B ou A) faça um circulo circunscrito ao quadrado.
Depois mude a posição do compasso e faça dois meios circulos a se comunicarem no meio do quadrado, ou seja, com o grafite do compasso no meio do quadrado e a parte afiada do compasso no ponto B  faça um meio circulo. Repita a operação em relação ao ponto A.


 Ficará Assim.
 No dois pontos em que as linhas dos 3 circulos se encontram, trace uma reta. No exemplo acima, terá que ter 5 cm e tem.


 Em seguida, traçe uma reta do final da reta anterior até ao ponto B, ou  na metade da lateral de uma das faces do quadrado.
 Continue a fazer isso, até fechar o hexágono.


E aqui está o hexágono pronto....
Agora é só recortá-lo e utilizá-lo como molde para os seus trabalhos.
Este hexágono ficou com lados de 5 cm e centro de 10 cm.
Espero que as minhas explicações sejam suficientemente
 claras para que possam entender, mas caso haja alguma dúvida,
 peçam, que eu retornarei ao assunto.
Como podem ver, para trabalhar com costura, bordados,
 trabalhos manuais, é preciso saber um pouco de geometria.
Há outras maneiras de fazer um hexágono, mas acho este o mais fácil.

Bom início de semana para todas..


5 comentários:

  1. Promossa ... mio marito fa proprio così .... un esagono perfetto baci ... giusi_g

    ResponderEliminar
  2. Você me fez recordar as aulas de desenho geométrico... fica perfeito, mas não é tão fácil...
    Meu pai fez, para minhas irmãs mais velhas e minha madrasta, moldes hexagonais de latão para elas fazerem os hexágonos para colchas. Eu não ganhei pois, era muito nova ainda.
    Bons trabalhos! Um abraço carinhoso!
    Egléa

    ResponderEliminar
  3. Obrigada, Filomena. Vai ser muito útil para a colcha que estou fazendo.

    Beijos,

    Eneida

    ResponderEliminar
  4. Bravo Filomena c'est tres bien merçi de partager avec nous bonne soiree bisous Marie-Claire

    ResponderEliminar
  5. Wow! That is how you draw a hexagon!? Thank you! :) judy

    ResponderEliminar

Seja bem vinda!!!
Gosto de receber o seu comentário!!!
Não deixe de o fazer!!!
abraços de Maria Filomena